Prova
Mais de 500 atletas participam da 3ª Corrida da Cidade
Distâncias percorridas pelos competidores foram de 500 metros a 5 quilômetros
A 3ª Corrida da Cidade foi realizada na manhã deste domingo (7), como parte das comemorações do 207° aniversário de Pelotas. Foram 518 atletas inscritos em seis categorias, sendo 161 participantes do Projeto Jogos Escolares de Pelotas (Jepel). Foram 51 na categoria pré-mirim, 38 na mirim, 43 na infantil, 29 na juvenil, 351 na adulto e seis na pessoa com deficiência.
A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a entrega da premiação aos primeiros colocados, no Ginásio Municipal da Educação Orocindo Azevedo 'Karosso' – local de partida e chegada da prova. Paula disse que a corrida é uma homenagem dos atletas a Pelotas, e ressalta sua importância pelo estímulo à prática de esportes.
Os competidores correram por 500 metros, 1, 2 ou 5 quilômetros, e a prova buscou incentivar a doação de órgãos. Na categoria adulto feminino, que correu 5 quilômetros, as primeiras colocadas foram Daniela Lourenço, Mariana Rosa Telles e Juliana Krüger. Entre os homens foram Gabriel Dias Nobre, Alex Silva de Lima e Pablo Oliveira.
Dedicação
Nobre e Daniela são de Rio Grande e contam que treinam muito. Seis vezes por semana, mesmo em dias muito frios, como foram os últimos. Nobre tem 34 anos, e divide o tempo entre o trabalho, a faculdade de educação física e os treinos. Corre de 12 a 15 quilômetros por dia, de segunda-feira à sábado. Ele começou há 15 anos e conta que sua primeira corrida foi em Pelotas e que saiu vencedor em duas das três edições da Corrida da Cidade. “Eu me dedico mesmo. Corro mesmo cansado depois de um dia de trabalho, em um dia frio. Nada vem fácil”, resume.
Daniela é dentista e, aos 43 anos, corre há 34. Ela também corre seis vezes por semana, entre uma hora e uma hora e meia. Sobre a prova, ela elogiou a organização e a gratuidade, o que não é comum. Ela conta que começou a correr na escola, por isso considera admirável o trabalho e o estímulo dado peloProjeto Atletismo Pelotas (PAP), coordenado pelo professor de educação física, Huibner da Silva, que deve descobrir muitos talentos. O Projeto tem cinco núcleos em Pelotas e atende alunos da rede pública e privada, com idades entre 11 e 17 anos.
Uma ex-participante do PAP esteve no pódio da prova – Ellen Vanessa Heinemann foi a vencedora da categoria feminina juvenil, que correu dois quilômetros. Na categoria masculina, o vencedor foi Gilson Junior. Ambos são estudantes do IFSul. Junior, de 17 anos, corre há oito meses, principalmente em treinos de 400 metros. Ele treina seis vezes por semana, entre corrida e academia. Ellen, de 16 anos, tem uma trajetória mais longa. Corre desde os 10 anos. Começou na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Garibaldi, na Colônia Maciel. Ela conta que sempre fez fundo (longas distâncias) e treina depois da aula, independente da temperatura, de short e regata. Diz que está acostumada.
O evento promovido e realizado pela parceria entre a Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Ecosul, Sesi e Sesc, com patrocínio da UCPel e Postos São José, e com apoio do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e a Adote.
Doação de órgãos
Na parceria com a Adote – a Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos, está foi ainda a 1ª Corrida pela Doação de Órgãos. A prova com percurso de 5 quilômetros buscou conscientizar a população sobre a importância do ato para salvar vidas.
Todos que completaram a prova receberam medalhas pela participação. Os três primeiros colocados dos gêneros masculino e feminino, no percurso adulto, receberam troféus; e os três primeiros de cada categoria ganharam medalhas. O evento também representa a terceira etapa do 14º Circuito Ecosul de Atletismo, a quarta fase do Circuito de Corridas de Rua de Pelotas, e comemora a Semana dos Bombeiros.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário